quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Papa nomeia novo Bispo para Jataí, interior de Goiás




O Papa Bento XVI, nomeou nesta quarta-feira, 16, o subsecretário - geral adjunto da CNBB, padre José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., como novo bispo para a Diocese de Jataí (GO). Padre Majella substituirá Dom Aloísio Hilário de Pinho, PODP, que teve sua renúncia aceita pelo Santo Padre, por limite de idade, conforme prevê o Cân 401 §1º.
Sua ordenação episcopal está marcada para o dia 27 de fevereiro, ás 18h, no Santuário Nacional. O Bispo ordenante será Dom Geraldo Lyrio Rocha - presidente da CNBB. Para seu lema episcopal escolheu : " Servir com amor ".
Padre Majella, 56, nasceu em Juiz de Fora -MG em 19 de outubro de 1953. Aos dois anos, mudou-se com a família para Volta Redonda - RJ. Fez o ensino fundamental em Volta Redonda (RJ) e Aparecida (SP) onde fez também o ensino médio, no Seminário Redentorista Santo Afonso. Na Faculdade Salesiana de Filosofia, em Lorena (SP), fez licenciatura em Estudos Sociais e Filosofia.
Em 1977 fez sua profissão religiosa e iniciou, no mesmo ano, o curso de Teologia no Instituto Teológico São Paulo (ITESP), concluído em 1980.
No dia 14 de março de 1981, foi ordenado padre, em Volta Redonda (RJ) e, dez anos depois, fez especialização em teologia litúrgica na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo. Em 2000, foi para Roma onde estudou Espiritualidade Redentorista na Academia Alfonsiana.
Como padre dedicou grande parte de seu ministério ao magistério. Foi professor no Seminário Redentorista de Aparecida; no Centro de Evangelização Missionária, em São Paulo. Foi também superior e diretor dos Seminários Redentoristas em Sacramento (MG ) e em Aparecida (SP ); secretário da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) no Regional Leste 2 da CNBB; secretário da Associação dos Liturgistas do Brasil; prefeito de Igreja do Santuário Nacional de Aparecida; vigário paroquial em Sacramento e na Basílica de Aparecida; secretário executivo local para a V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribenho, em Aparecida, no ano de 2007, tornando-se em seguida, acessor da CNBB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário