sexta-feira, 1 de maio de 2009

Dom Fernando : 10 anos de Ministério Episcopal











Nosso bispo diocesano, Dom Fernando Mason, celebra 10 anos de vida e ministério episcopal. Em 3 de março de 1999, o Papa João Paulo II nomeou-o primeiro bispo da Diocese de Caraguatatuba. A ordenação episcopal e a posse na diocese aconteceram no dia 1º de maio de 1999. Foi ordenado bispo por Dom Cláudio Hummes, arcebispo de São Paulo, sendo consagrantes Dom David Picão, bispo de Santos, e Dom Antonio Vitale Bommarco, arcebispo de Gorizia (Itália). Depois de ter exercido por seis anos o ministério episcopal à frente da Igreja diocesana de Caraguatatuba, o Papa Bento XVI transferiu-o para Piracicaba. Iniciou seu ministério na nossa diocese no dia 24 de julho de 2005, quando tomou posse em solene celebração na Catedral Santo Antônio, como 5º bispo diocesano. Seu lema episcopal é “Christus factus obediens” – (seguir) Cristo feito obediente. À frente da nossa diocese, Dom Fernando criou cinco paróquias, ordenou três padres diocesanos, instituiu a celebração da Concentração Diocesana e está construindo o novo seminário diocesano.
DADOS BIOGRÁFICOS - Nasceu em 21 de janeiro de 1945 em Loreggia, na Província de Pádua, Itália. Filho dos lavradores Florindo Mason e Ângela Piccolo Mason, é o oitavo de nove filhos do casal. Batizado em 28 de janeiro, recebeu o nome de Ernesto Ferdinando Mason. Mais tarde, ao tornar-se frade, adotou o nome de Fernando.Ingressando na Ordem dos Frades Menores Conventuais, fez sua primeira profissão religiosa em 26 de setembro de 1962. Sua profissão solene aconteceu na Basílica de Santo Antônio, em Pádua, em 4 de outubro de 1966.Na capela do Instituto Teológico Santo Antônio Doutor, em 1970, foi ordenado diácono pelo franciscano-capuchinho Dom Gerolamo Bordignon, bispo de Pádua. Em 3 de abril de 1971, com 26 anos, foi ordenado sacerdote, também por Dom Gerolamo, na Basílica de Santo Antônio. Abraçando a ordem de São Francisco, optou por ser missionário e isso se concretizou ao deixar a terra natal, vindo para o Brasil, desembarcando no porto de Santos em 4 de julho de 1972. Em nosso país exerceu diversos serviços em diferentes cidades de São Paulo e do Paraná e ocupou vários cargos na sua congregação, até que, em março de 1999, foi nomeado bispo pelo Papa João Paulo II.
A Diocese de Piracicaba parabeniza seu Pastor pelos 10 anos de Ministério Episcopal e pede á Deus que abençoe seu ministério e que continue guiando com zelo, amor e dedicação esta Diocese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário