sexta-feira, 31 de julho de 2009

Vocação: Chamado de Deus, Resposta do Homem







Iniciamos mais uma vez o mês de agosto, conhecido pelo frio e ventos. Mas além destes fenômenos naturais, para a Igreja é um mês especial, pois é o Mês das Vocações.
Vocação vem do latim “Vocare” e significa: Chamar, Enviar. Por isso que é o Chamado de Deus.
Deus em sua Plenitude, desde o inicio dos tempos, sempre Chamou homens e mulheres para trabalharem pela Causa de seu Reino, mas coube a eles responderem a esse chamado.
Na Igreja temos uma diversidade imensa de Vocação, quem pensa que Vocação é só ser Padre/ Freira, esta totalmente enganado. Existem as Vocações Sacerdotais, Religiosas, Matrimoniais, Missionárias e Leigas.
A Vocação Sacerdotal é própria dos Diáconos, Padres e Bispos que através do Sacramento da Ordem, se dedicam inteiramente á Deus e a Sua Igreja.
A Vocação Religiosa é própria das Religiosas (Freiras) Religiosos (Irmãos, e Congregações) que se Consagram á Deus, não recebendo o Sacramento da Ordem, claro, que se tiver padres de congregações religiosas, estes recebem.
A Vocação Matrimonial é própria do Homem e da Mulher, que através do Sacramento do Matrimônio, e com amor se encontraram, casaram e tiveram filhos, não abandonando em hipótese alguma a Igreja, essa Vocação também é conhecida como Vocação Familiar.
A Vocação Missionária é própria dos Missionários que saem de suas casas e vão Evangelizar a outros povos.
A Vocação Leiga é a de todos nós, homens, mulheres, jovens, adultos, que dedicamos à maior parte de nosso tempo á Igreja, atuando como voluntários.
Agosto foi escolhido o mês ideal para se celebrar todas essas vocações, o 1º Fim de Semana é dedicado á Vocação Sacerdotal, devido á Festa de São João Maria Vianney, Padroeiro dos Párocos, e Sua Santidade Bento XVI o declarou Padroeiro de Todos os Sacerdotes. O 2º Fim de Semana é dedicado á Vocação Matrimonial (Familiar) devido á comemoração do Dia dos Pais. O 3º Fim de Semana é dedicado ás Vocações Religiosas e por fim o 4º Fim de Semana dedicado ás Vocações Leigas.
Com esta diversidade de Vocações, todos sem exceção estamos sujeitos a nos encaixar em alguma delas.
Deus nos chama diariamente, e nossa resposta deve ser para a vida toda, não adianta escapar.
Em minhas conversas com colegas ouço-os dizer que ainda não descobriram sua Vocação e sempre estão em dúvida, não sabendo a qual Escolher. Tentamos ajudá-los a descobrir, mas não podemos falar que uma Vocação é melhor que a outra, pelo contrario todas são ótimas, pois são Chamado de Deus. Ele de qualquer maneira nos quer na Vocação a Nós Confiada.
Indiferente da Vocação devemos estar dispostos a Seguir ao Senhor, pois estaremos de qualquer forma Trabalhando por Sua Igreja.
Por isso que dizemos: “Vocação: Chamado de Deus, Resposta do Homem”.
Na Resposta a Nossa Vocação devemos sempre ter como Base/ Modelo: Nossa Senhora, que quando o Arcanjo Gabriel apareceu á Ela, dizendo que Seria a Mãe do Salvador, Ela não Hesitou em Responder.
SIM, uma Palavra tão Pequena, mas sendo a Resposta de Nossa Vocação, se torna enorme, pois a levamos para a vida toda.
Como cantamos: “A Decisão é Tua, São Muitos os Convidados, quase Ninguém tem Tempo”. Já que você é um Escolhido de Deus, Aceite esta Proposta, se perceber que sua Vocação é a Sacerdotal, procure o Serviço de Animação Vocacional de sua Diocese ou de alguma Congregação Religiosa, na qual você se encaixa.
Que Maria, Mãe e Modelo de Todas as Vocações nos ajude a dizermos SIM, á Deus.
“Senhor, Aqui Estou, Envia-Me”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário