domingo, 18 de janeiro de 2009

Migrações devem ser ocasião para convivência pacífica, diz Papa




Neste domingo em que celebramos o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, o papa rezou a oração do Ângelus com os fiéis, de seu balcão, evocando justamente a figura de São Paulo Apóstolo, grande missionário itinerante do Evangelho:
"No mundo globalizado, as migrações devem ser ocasião de encontro e civilização e favorecer a pacífica convivência entre homens e mulheres de etnias, culturas e religiões diferentes", disse o papa, convidando todos a rezar e agir para que este encontro se dê sempre de modo pacífico e construtivo, no respeito e no diálogo, prevenindo toda tentação de conflito e abuso".
Bento XVI explicou que Saulo, o nome hebraico de Paulo, nasceu em uma família de judeus imigrantes em Tarso, importante cidade da Cilícia, e cresceu com uma tríplice cultura: hebraica, helenística e romana, com mentalidade cosmopolita. Quando se converteu de perseguidor dos cristãos em Apóstolo do Evangelho, Paulo se tornou 'embaixador' de Cristo ressuscitado para apresentá-lo a todos, convicto de que n'Ele todos os povos são chamados a formar a grande família dos filhos de Deus. Neste sentido, o papa exortou todos a rezar para que os cristãos caminhem de modo decidido rumo à plena comunhão entre si:
"Dirijo-me de modo especial aos católicos espalhados por todo o mundo, e peço que, unidos na oração, não se cansem de trabalhar para superar os obstáculos que ainda impedem a plena comunhão entre todos os discípulos de Cristo. O compromisso ecumênico, disse, é hoje sempre mais urgente, para oferecer à nossa sociedade, marcada por trágicos conflitos e lacerantes divisões, um sinal e um impulso rumo à reconciliação e a paz.
Hoje, no hemisfério norte, tem início a Semana de Oração para a Unidade dos cristãos, que no sul do mundo é celebrada entre a Ascensão e Pentecostes.


Faixa de Gaza
Após a oração do Ângelus, o papa falou sobre a situação na Terra Santa, onde "há espaço para todos, de uma parte e da outra": "Continuo acompanhando com preocupação o conflito na Faixa de Gaza. Recordamos novamente hoje as centenas de crianças, idosos, mulheres, os feridos, e todos aqueles que choram por seus entes queridos, e aqueles que perderam seus bens".
O papa pede que o Senhor acompanhe os esforços que muitas pessoas de boa vontade estão realizando para deter a tragédia em Gaza, e disse esperar que saibam aproveitar, usando sabedoria, os espirais abertos, para retomar a trégua e encaminhar-se rumo a soluções pacíficas e duradouras. "Este, concluiu, é o único caminho que pode efetivamente oferecer um futuro de paz para os filhos desta querida região!".Roma - Dia da Escola Católica
Bento XVI recordou que hoje, na Diocese de Roma, é o Dia da Escola Católica, que disse, desempenha uma preciosa função educativa como comunidade rica de valores. Assim, o papa saudou os responsáveis, diretores, professores, pais e alunos das escolas católicas. "As crianças e os jovens precisam receber uma educação válida, no contexto de uma visão coerente do homem e da vida", completou.Trabalhadores do mar
Em seguida, o papa dirigiu seu pensamento aos marítimos e pescadores que atravessam dificuldades em seu trabalho, como restrições no desembarque, impedimentos em acolher capelães a bordo, os riscos da pirataria e os prejuízos causados pela pesca ilegal. Bento XVI expressou sua proximidade a esta categoria de trabalhadores, pedindo que sua generosidade, inclusive em operações de socorro no mar, seja recompensada com uma maior consideração.
E enfim, o papa voltou sua atenção ao Encontro Mundial das Famílias, que se está encerrando hoje, na Cidade do México, pedindo a materna intercessão de Nossa Senhora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário