quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Dom Aloísio Vitral é transferido para Teófilo Otoni


O Bispo Auxiliar de Belo Horizonte (MG), Dom Aloísio Jorge Pena Vitral, foi transferido, nesta quarta-feira, 25, pelo Papa Bento XVI, para a Diocese de Teófilo Otoni (MG). Ele sucede a Dom Diogo Reesink, que, em conformidade ao Cânon 401§1º do Código de Direito Canônico, pediu renúncia após completar 75 anos.
Dom Aloísio foi ordenado bispo no dia 25 de maio de 2006.Natural do Rio de Janeiro (RJ), ele nasceu em 23 de abril de 1955.Fez filosofia em Brusque (SC) e teologia no Instituto Teológico de Taubaté (SP) e na Pontifícia Universidade Católica de MInas Gerais (PUC-MINAS), em Belo Horizonte. Estudou ainda sociologia, comunicação, direito e Pastoral Familiar na Escola Superior de Estudos Sociais em Brusque (1977-1980 ). Seu lema episcopal é " Revestido de Profunda Misericórdia".

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Papa nomeia novo Bispo para Lages - SC




Foi nomeado pelo Papa Bento XVI, nesta quarta-feira,11, o frei Irineu Andressa, da Ordem dos Frades Menores ( OFM ), como novo Bispo da Diocese de Lages -SC. Ele sucede Dom João Oneres Marchiori, que apresentou seu pedido de renúncia e foi aceito pelo Pontifíce, conforme o Cân 401§1 do Código de Direito Canônico.
Frei Irineu atualmente é Pároco da Paróquia de Sant´Ana, em Herculândia, Diocese de Marília-SP. Ele é natural de Iacri, estado de SP, onde concluiu seus estudos primários. Seu postulado foi feito em Guaratinguetá-SP, em 1972; o noviciado foi em Rodeio-SC, e entre 1974 e 1978 cursou filosofia e teologia no Instituto Franciscano de Petrópolis-RJ. Frei Irineu foi ordenado sacerdote em 16 de dezembro na cidade de Iacri, por Dom Daneil Thomazella.
Desde 1979 , o franciscano exerce função de pároco, que ocorreu em sete Paróquias diferentes, no interior de São Paulo.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Bispo Coadjutor de Porto Nacional assumi governo da Diocese


O Papa Bento XVI aceitou a renúncia do Bispo de Porto Nacional (TO), Dom Geraldo Vieira Gusmão, que completou 75 anos no mês passado. Com a renúncia, o governo pastoral da Diocese será assumido pelo Bispo Coadjutor da mesma Diocese, Dom Romualdo Matias Kujawski. O anúncio foi feito pelo Papa Bento XVI, nesta quarta-feira, 4.
Natural de Poznan, na Polônia, Dom Romualdo tem 62 anos e foi sagrado bispo em 15 de agosto de 2008, em Palmas (TO).Tomou posse como bispo coadjutor de Porto Nacional no dia 30 de agosto do ano passado.
Com doutorado em teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, Dom Romualdo fez seus estudos de filosofia e teologia em sua cidade natal, onde também recebeu a ordenação presbiteral em 24 de maio de 1973.
Antes de ser ordenado bispo, Dom Romualdo foi vigário paroquial em Biezdrowo, Poznan; em Zniemysl, em Poznan; em Ostrów Hlkp e professor no curso de teologia para leigos, Poznan. Foi também administrador paroquial de Kamionna, Poznam. No Brasil, foi professor de Teologia de Espiritualidade em Diamantina (MG) de 1988 a 1990; reitor do seminário em Diamantina, e do Seminário Interdiocesano do Divino Espírito Santo e vigário para a administração em Palmas de 1999 a 2008.