Mostrando postagens com marcador Papa. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Papa. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Cardeal Amato: Francisco anunciará em setembro data da Canonização de João XXIII e João Paulo II


Cidade do Vaticano (RV) - No dia 30 de setembro próximo o Papa Francisco presidirá o Consistório no qual anunciará a data de Canonização de João XXIII e João Paulo II. Foi o que afirmou nesta terça-feira em Rimini o prefeito da Congregação das Causas dos Santos, Cardeal Angelo Amato, presente nesta cidade da região italiana da Emília-Romanha para a apresentação de uma exposição sobre São João Batista Piamarta. Entrevistado pela Rádio Vaticano, o purpurado detém-se sobre este esperado evento:

Cardeal Angelo Amato:- "No avião que o trazia de volta do Brasil, o Santo Padre anunciara que a Canonização deles não deveria ser iminente – por agora, nestes últimos meses de 2013 –, mas em 2014. O Pontífice dará uma data precisa em 30 de setembro próximo, quando se terá o Consistório por ele presidido, Consistório sobre os Santos, justamente sobre essas duas Canonizações. Naquela ocasião o Santo Padre anunciará a data oficial, que somente ele conhece. Gostaria de dizer uma coisa sobre essas duas figuras: João XXIII foi o grande profeta e criador do Concílio; João Paulo II é aquele que o colocou em prática e o desenvolveu, em todas as suas componentes e em todas as suas virtualidades. São verdadeiramente duas colunas não somente de cultura cristã, mas também de santidade cristã."

RV: O senhor está no Encontro de Rimini para inaugurar uma exposição dedicada a São João Batista Piamarta, que foi canonizado em outubro de 2012 por Bento XVI. Um Santo que em muitos aspectos evoca a realidade de hoje, quer do ponto de vista de crise, quer do ponto de vista de jovens...

Cardeal Angelo Amato:- "É um Santo que tem um aspecto social importante, bem como muitos outros Santos, entre os quais Don Bosco. Esse interesse social diz respeito aos jovens, sobretudo pobres, iletrados, aos quais ele deu uma profissão. Então, foi um Santo que contribuiu muito para a ascensão social dos jovens; jovens pobres, muitas vezes marginalizados sem perspectivas sociais porque não tinham uma cultura adequada. Hoje a situação é um pouco diferente, no sentido que progrediu: agora, os nossos jovens têm uma boa educação do ponto de vista da instrução, porém falta trabalho. É isso que, de certo modo, os responsáveis pela sociedade deveriam facilitar." (RL) 
Fonte: Rádio Vaticano

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Papa Francisco agradece Dom Orani pelo carinho recebido no Rio


Cidade do Vaticano (RV) - Em carta enviada ao arcebispo Dom Orani João Tempesta, o Papa Francisco agradece o acolhimento que lhe foi concedido por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, realizada no Rio de Janeiro. Leia na íntegra:

Querido irmão,

Regressado a Roma, não posso deixar de alegrar-me com a recordação dos inesquecíveis dias de minha permanência no Rio de janeiro, que me brindaram com um caloroso acolhimento da parte da população carioca a mim e aos jovens peregrinos vindos do mundo inteiro para a Jornada Mundial da Juventude, para além do testemunho de que a fé é muito mais forte que o frio e a chuva que marcaram grande parte destes dias. Queira Deus, na sua grande generosidade, lhe recompensar, meu querido irmão no Episcopado, juntamente com seus Bispos Auxiliares, bem como todos os membros do Comitê Organizador Local, voluntários e benfeitores que generosamente se empenharam para que a Jornada Mundial da Juventude fosse um acontecimento marcante na História da Cidade Maravilhosa e para Igreja que está no Brasil.

Peço-lhe que também transmita o meu agradecimento para todos os envolvidos com a Rede de Tratamento da Dependência Química, geradora de esperança e superação para todos os chagados por esta mazela, como pude comprovar no Hospital São Francisco de Assis. Queria ainda agradecer aos moradores da Comunidade de Varginha, juntamente com o seu pároco, pela recepção calorosa e alegre, que me ofereceram, bem como os moradores de Copacabana, que tão generosamente, e não sem sacrifício, acolheram no seu bairro os milhões de fiéis que participaram das celebrações da Jornada Mundial da Juventude. Finalmente, desejo dirigir uma palavra especial aos moradores de Guaratiba, que tanto sonharam com as celebrações no Campus Fidei, mas que, por um misterioso desígnio da Providência de Deus, não foi possível realizar-se: queria que eles soubessem que o Papa está muito próximo deles e que reza por cada família daquela vizinhança.

Com estes sentimentos e votos, que confio a Nossa Senhora Aparecida, imploro do Espírito Santo renovada efusão dos seus dons sobre o ministério de Dom Orani e de seus sacerdotes para levarem o seu povo a repousar e saciar-se em Deus, ao conceder a todos os filhos e filhas da queridíssima Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, com menção especial dos idosos e doentes, dos jovens e crianças, a minha Bênção Apostólica e peço que, por favor, não deixem de rezar por mim.

Vaticano, 2 de agosto de 2013.
Francisco
Fonte: Rádio Vaticano

Papa Francisco agradece o acolhimento recebido no Brasil durante a JMJ


Cidade do Vaticano (RV) - O Arcebispo de Aparecida (SP), Cardeal Raymundo Damasceno Assis, Presidente da CNBB, recebeu esta semana uma carta do Papa Francisco. No texto, o Santo Padre agradece o acolhimento recebido no Brasil, durante a JMJ Rio2013, em especial, na cidade de Aparecida.

Eis a carta na íntegra.

Querido irmão,

Venho renovar-lhe a expressão do meu agradecimento e, através de sua pessoa, a todos quantos o mesmo seja devido nessa amada diocese, particularmente no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, pelo carinho que me receberam e tudo predispuseram da melhor maneira para que eu pudesse visitar a casa da Mãe de todos os brasileiros.

Guardo indeléveis, na memória e no coração, as imagens daquela ativa assembleia litúrgica e da multidão festiva que na esplanada do Santuário, mesmo com frio e a chuva, quiseram acompanhar-me na minha peregrinação à Aparecida. Sem dúvida foi também uma oportunidade para reviver as belas recordações da minha permanência no Santuário, durante a Quinta Conferência do Episcopado Latino-Americano e do Caribe. Confiei a Ela, Nossa Mãe, a vida de cada brasileiro, bem como pedi que fizesse arder no coração de cada sacerdote desse imenso País um zelo sempre maior por anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo.

Peço-lhe também para que, na sua qualidade de Presidente da CNBB, se faça intérprete do meu vivo apreço e gratidão aos Bispos do Brasil, a todos os párocos, pastorais e movimentos eclesiais pelo carinho e empenho postos na preparação e realização da Jornada Mundial da Juventude. Esta foi, certamente, um evento em que o Senhor cumulou de graças a Igreja que está no Brasil. Faço votos para que as sementes que foram lançadas possam frutificar permitindo uma nova primavera para a Igreja nesta amada Nação.

Reconhecido, retribuo todas as gentilezas recebidas, confiando a Deus, pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida, as dioceses e prelazias brasileiras, juntamente com os seus pastores, enquanto de coração a todos concedo uma especial Benção Apostólica e peço que, por favor, não deixem de rezar por mim.

Vaticano, 2 de Agosto de 2013.
(MJ) 

Fonte: Rádio Vaticano

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Papa Francisco consagrará o mundo ao Imaculado Coração de Maria


Em resposta ao desejo do Santo Padre Francisco, a Imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima que é venerada na Capelinha das Aparições estará em Roma a 12 e 13 de outubro, na Jornada Mariana promovida pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização. No dia 13 de outubro, junto da Imagem de Nossa Senhora, o Papa Francisco fará a consagração do mundo ao Imaculado Coração de Maria.
Peregrinação Internacional Aniversária: Eucaristia, bênção
A Jornada Mariana é um dos grandes eventos pontifícios previstos no calendário de celebração do Ano da Fé e congregará em Roma centenas de movimentos e instituições ligadas à devoção mariana.
Em carta dirigida ao Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, o presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, D. Rino Fisichella, comunica que “todas as realidades eclesiais da espiritualidade mariana” estão convidadas a participar na Jornada Mariana: um encontro que prevê, no dia 12, uma peregrinação ao túmulo do apóstolo de S. Pedro e outros momentos de oração e de meditação e, no dia 13, a celebração eucarística, presidida pelo Papa Francisco, na Praça de S. Pedro.
“É um desejo vivo do Santo Padre que a Jornada Mariana possa ter como especial sinal  um dos ícones marianos entre os mais significativos para os cristãos em todo o mundo e, por esse motivo, pensamos na amada estátua original de Nossa Senhora de Fatima”, escreveu D. Rino Fisichella.
Assim, a Imagem de Nossa Senhora deixará o Santuário de Fátima em Portugal na manhã do dia 12 de outubro e regressará na tarde do dia 13. No seu lugar na Capelinha das Aparições será colocada a primeira Imagem da Virgem Peregrina de Fátima, entronizada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário desde 8 de dezembro de 2003.
12 e 13 de outubro de 2013: Secretário de Estado do Vaticano em Fátima
O Santuário de Fátima anuncia com alegria que o Cardeal Secretário de Estado do Vaticano, D. Tarcisio Bertone, preside em Fátima à peregrinação internacional aniversária de outubro, nos dias 12 e 13.
Na carta-convite que enviou, a 12 de julho, aos bispos de Portugal, a anunciar a vinda de D. Tarcisio Bertone a Fátima, o bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, destaca que “a presença do Cardeal Secretário de Estado dará uma expressão particular à comunhão com o Santo Padre, tão caraterística da mensagem de Fátima”.
Recorde-se que, no encerramento dos 90 anos das Aparições de Fátima, em outubro de 2007, D. Tarcisio Bertone, na qualidade de Secretário de Estado e de Enviado do Santo Padre Bento XVI, presidiu à peregrinação internacional aniversária de outubro, ocasião em que foi dedicada e inaugurada, na tarde do dia 12, a Igreja da Santíssima Trindade, atual Basílica da Santíssima Trindade.
Fonte: Boletim Informativo do Santuário de Fátima

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Papa no Angelus: JMJ foi um grande dom para o Brasil, para a América Latina e para o mundo


Cidade do Vaticano (RV) - "As Jornadas Mundiais da Juventude não são 'fogos de artifício'": com essas palavras, o Papa Francisco – na alocução que precedeu a oração do Angelus deste domingo, ao meio-dia, na Praça São Pedro, após seu retorno, domingo passado, do Rio de Janeiro – quis ressaltar o sentido de um caminho dos jovens, que prossegue no tempo, pelos continentes, com a Cruz de Cristo, para vencer "a vaidade do cotidiano".

Um "grande dom" para o Brasil, para a América Latina e para o mundo inteiro. O Santo Padre pediu a todos que agradecessem ao Senhor pela JMJ celebrada no Rio de Janeiro.

"Jamais devemos nos esquecer que as Jornadas Mundiais da Juventude não são 'fogos de artifício', momentos de entusiasmo fim em si mesmo."

São etapas de um longo caminho iniciado em 1985 por João Paulo II e continuado com Bento XVI. E "também eu pude viver esta maravilhosa etapa no Brasil", acrescentou o Pontífice, chamando a atenção para uma questão muito importante:

"Recordemos sempre: os jovens não seguem o Papa, seguem Jesus Cristo, carregando a sua Cruz."

O Papa guia e acompanha os jovens neste caminho de fé e de esperança. Em seguida, Francisco expressou um caloroso ulterior agradecimento aos jovens que participaram da JMJ, "inclusive a custa de sacrifícios", e a todo o povo brasileiro, "generoso", "de grande coração":

"O Senhor recompense todos aqueles que trabalharam por esta grande festa da fé. Quero ressaltar o meu agradecimento: muito obrigado! Muito obrigado aos brasileiros! Brava gente do Brasil, um povo de grande coração. Não esqueço seu caloroso acolhimento, suas saudações, seus olhares, tanta alegria, um povo generoso. Peço ao Senhor que o abençoe muito!"

Em seguida, o Santo Padre expressou uma intenção de oração a fim de que os jovens que se encontraram no Rio de Janeiro possam traduzir esta experiência "nos comportamento de todos os dias", "em escolhas importantes na vida", respondendo ao chamado pessoal do Senhor", rejeitando "o absurdo de basear a própria felicidade no ter", como nos traz o Evangelho dominical.

"Os jovens são particularmente sensíveis ao vazio de significado e de valores que muitas vezes o circunda. E, infelizmente, pagam a consequência por isso."

Pelo contrário, o encontro com Jesus vivo, em sua grande família que é a Igreja, enche o coração de alegria, de bem profundo, "que não passa nem se deteriora":

"Vimos isso nos rostos dos jovens no Rio de Janeiro. Mas essa experiência deve enfrentar a vaidade cotidiana, o veneno do vazio que se insinua em nossas sociedades baseadas no lucro e no ter, que iludem os jovens com o consumismo."

Após a oração mariana, teve lugar a saudação aos vários grupos de fiéis e peregrinos presentes na Praça São Pedro, milhares, apesar do calor tórrido deste verão europeu.

O Papa agradeceu a todos, dizendo ver tantos jovens na Praça, que parecia ser o Rio de Janeiro – observou em tom descontraído.

Em seguida, recordou que nesta segunda-feira, 5 de agosto, celebra-se em Roma Nossa Senhora sob o título de "Salus Populi Romani" (Proteção do Povo Romano), rezando em seguida uma Ave-Maria com todos os presentes.

O Pontífice recordou os párocos e todos os presbíteros do mundo, no dia em que se celebra a memória litúrgica do patrono dos sacerdotes:

"Gostaria de recordar especialmente os párocos e todos os sacerdotes do mundo, porque nesta data se celebra a memória do patrono deles, São João Maria Vianney. Caros coirmãos, estejamos unidos na oração e na caridade pastoral."

Por fim, recordou também que na próxima terça-feira, 6 de agosto, celebramos a festa litúrgica da Transfiguração, expressando um pensamento de profunda gratidão ao venerável Papa Paulo VI, que partiu deste mundo em 6 de agosto de 35 anos atrás.

Francisco concluiu desejando um bom domingo, bom mês de agosto e bom almoço a todos.

O Santo Padre concedeu a todos a sua Bênção apostólica. (RL)
Fonte: Rádio Vaticano

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Papa Francisco encontrou jovem brasileiro


Cidade do Vaticano (RV) – Há poucos dias da partida para o Rio de Janeiro, o Papa Francisco encontrou na manhã desta quinta-feira, na Casa Santa Marta, um jovem brasileiro, que havia pedido para encontrá-lo.

O encontro foi visto por Francisco como uma oportunidade para conhecer melhor, através do contato pessoal com um jovem, aspectos da realidade juvenil que o aguarda no Brasil a partir de segunda-feira.

O Papa Francisco, seguidamente tem chamado os jovens a terem coragem de andar contracorrente, exortando-os para “não deixar que lhes roubem a esperança”. “Os jovens gostam de desafios”, afirmou em muitas ocasiões, convidando-os a trilhar o caminho de Jesus.

Em contrapartida, Francisco tem atraído cada vez a atenção e a simpatia dos jovens, especialmente pelo modo como demonstra sua coerência.
O jovem chama-se Leandro e é do Rio Grande do Sul.
Fonte: Rádio Vaticano

domingo, 14 de julho de 2013

No Angelus, Papa Francisco confia a Jornada Mundial da Juventude a Nossa Senhora Aparecida


Cidade do Vaticano (RV) – O Papa Francisco dirigiu-se na manhã deste domingo à Castel Gandolfo, onde recitou a Oração Mariana do Angelus. Na sua alocução, que precede a oração, o Papa confiou a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro a Nossa Senhora Aparecida e recordou São Camilo Lellis, "um homem que viveu plenamente o Evangelho do bom samaritano"..

O Papa partiu de carro do Vaticano às 9 horas da manhã, chegando à Vila Pontifícia às 9h30min, onde encontrou os funcionários e moradores da Residência de Verão. Francisco foi saudado pelo Bispo de Albano, Dom Marcello Semeraro, pelo Diretor da Vila Pontifícia, Dr. Petrillo Saverio e pela Prefeita de Castel Gandolfo, Sra. Milvia Monachesi. Numa breve intervenção, o Papa agradeceu a acolhida e dirigiu-se às pessoas que “amam este lugar, encantados com a sua beleza e encontrando ali um momento de descontração”.

No pronunciamento, Papa Francisco recordou os seus predecessores que costumavam passar algum período do verão em Castel Gandolfo: “Neste momento o meu pensamento vai para o beato João Paulo II e a Bento XVI, que gostavam de passar parte do período de verão nesta residência pontifícia. Muitos de vocês tiveram a ocasião de os encontrar e acolher, conservando uma cara recordação. Que o seu testemunho seja sempre de encorajamento na fidelidade cotidiana a Cristo e no contínuo esforço para viver uma vida coerente com as exigências do Evangelho e o ensinamento da Igreja”.

Ao meio-dia, o Papa Francisco dirigiu-se à multidão que superlotava a praça em frente à Residência de verão. Ao invés de falar do balcão central, Francisco preferiu recitar a Oração mariana do Angelus em frente à Residência apostólica.


Eis a íntegra da reflexão que precede o Angelus:

“Queridos irmãos e irmãs, bom dia!
hoje o nosso encontro dominical do Angelus vivemos aqui em Castel Gandolfo. Eu saúdo os habitantes desta linda cidadezinha! Gostaria de vos agradecer, sobretudo pelas vossas orações, e o mesmo faço com todos vocês peregrinos, que vieram em grande número aqui.

O Evangelho de hoje - estamos no capítulo 10 de Lucas - é a famosa parábola do Bom Samaritano. Quem era esse homem? Era alguém, que descia de Jerusalém em direção à Jericó na estrada que atravessa o deserto da Judéia. Há pouco, nesta estrada, um homem havia sido atacado por bandidos, roubado, espancado e deixado quase morto. Antes do samaritano, passaram um sacerdote e um levita, ou seja, duas pessoas envolvidas com o culto no Templo do Senhor. Eles vêem aquele pobre homem, mas seguem sem parar. Em vez disso, o samaritano, quando viu o homem, "teve compaixão" (Lc 10:33), diz o Evangelho. Ele aproximou-se e enfaixou as feridas, derramando um pouco de azeite e vinho, depois e colocou-o em seu próprio animal e levou-o para uma hospedaria, e pagou para ele o alojamento ... Quer dizer, cuidou dele: é o exemplo de amor ao próximo. Mas porque Jesus escolheu um samaritano como protagonista desta parábola? Por que os samaritanos eram desprezados pelos judeus, por causa de diferentes tradições religiosas; e Jesus faz ver que o coração daquele Samaritano é bom e generoso e que - ao contrário do sacerdote e do levita - ele coloca em prática a vontade de Deus, que quer a misericórdia e não o sacrifício (cf. Mc 12:33). Deus sempre quer a misericórdia e não a condenação. Quer a misericórdia do coração, porque Ele é misericordioso e sabe entender bem as nossas misérias, as nossas dificuldades e também os nossos pecados. Dá a todos nós este coração misericordioso! O samaritano faz exatamente isto: imita a misericórdia de Deus, a misericórdia para aqueles que tem necessidade.

Um homem que viveu plenamente este Evangelho do Bom Samaritano é o Santo que hoje recordamos: São Camilo de Lellis, fundador dos Ministros dos Enfermos, o padroeiro dos doentes e dos profissionais de saúde. São Camilo morreu 14 de julho de 1614 e exatamente hoje se abre a celebração do seu quarto centenário, que terá o seu ápice em um ano. Saúdo com grande afeto a todos os filhos e filhas espirituais de São Camilo, que vivem o seu carisma de caridade no contato diário com os doentes. Sejam como ele bons samaritanos! E também aos médicos, aos enfermeiros e àqueles que trabalham em hospitais e asilos, auguro serem animados pelo mesmo espírito. Confiemos esta intenção à intercessão de Maria Santíssima.

E uma outra intenção eu gostaria de confiar à Nossa Senhora, junto a todos vocês. Está próxima a Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro. Se vê que existem tantos jovens de idade, mas todos vocês são jovens no coração! Parabéns! Eu partirei em oito dias, mas muitos jovens irão ao Brasil antes. Rezemos então por esta grande peregrinação que começa, para que Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, guie os passos dos participantes e abra os seus corações para acolher a missão que Cristo dará a eles”. 

Após o Angelus, o Santo Padre manifestou sua proximidade espiritual com os Prelados e fiéis da Igreja na Ucrânia, reunidos na Catedral de Ltusk para a Missa em sufrágio das vítimas dos massacres de Volinia, ocorridos 70 anos atrás. “Tais atos, provocados pela ideologia nacionalista no trágico contexto da II Guerra Mundial, provocaram dezenas de milhares de vítimas e feriram as relações fraternas entre dois povos – polonês e ucraniano. Confio á misericórdia de Deus as almas das vítimas. Para os seus povos, peço a graça de uma profunda reconciliação e de um futuro sereno na esperança e na sincera colaboração pela comum edificação do Reino de Deus”. 

Após a tradicional saudação final "Bom domingo e bom almoço", o Papa Francisco foi ao encontro da multidão reunida na Praça diante da Residência Apostólica, saudando especialmente os doentes. (JE)
Fonte: Rádio Vaticano

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Papa receberá de presente estátua de Nossa Senhora Aparecida. A obra é de um artesão mineiro


Rio de Janeiro (RV) - Papa Francisco ganhará uma imagem de Nossa Senhora Aparecida durante sua visita à Jornada Mundial da Juventude, a partir do dia 23 de julho. O presente lhe será entregue no Santuário de Aparecida (SP), mas a imagem virá do Sul de Minas, esculpida por um santeiro de Campanha (MG).

Paulo Henrique Ferreira Pinto, mais conhecido como Sodêm, é escultor há mais de 40 anos. Suas mãos dão dimensão e volume a pedaços de madeira e seu talento cria símbolos da fé dos católicos. 

Para formar linhas suaves e delicadas que detalham as formas da imagem, e finalizar a peça, Paulo Henrique usa o que é possível, e até o improvável. "Eu improviso algumas ferramentas com o guarda-chuva, para fazer alguns detalhes", explica.

Assim surgem anjos barrocos, São Judas Tadeu e Jesus Cristo. Mas o forte do artista são as imagens de Nossa Senhora Aparecida, a santa de devoção. Muitas das imagens feitas por Paulo Henrique vão direto para o centro religioso do Brasil, Aparecida, no interior de São Paulo.

Em meio a tantas encomendas feitas pelo bispo auxiliar de Aparecida, Dom Darci Nicioli, ele recebeu há dois meses um pedido especial, que Paulo Henrique nem imaginava qual: "Ele falou que era um pedido especial, que não era pra ficar nervoso", lembra.

A imagem que está em Aparecida é semelhante a que será entregue ao Papa. Também de cedro e com 40 centímetros, ela demorou dois dias para ser feita e os detalhes são os mesmos, tanto nas mãos, quanto no rosto e os anjos aos pés da santa.

Após a encomenda especial, os pedidos para o escultor multiplicaram. "Todo mundo quer a imagem do Papa", conta. E mesmo antes do Papa receber o presente, a gratidão já pode ser vista nos olhos marejados do mineiro, que usa o dom para multiplicar a fé na padroeira do Brasil.

O Papa Francisco visitará o Santuário de Aparecida no dia 24 de julho para a celebração de uma missa na Basílica. Ele chega ao país no dia 22 e fica até 28 de julho, último dia da Jornada Mundial da Juventude.
(G1-cm)
Fonte: Rádio Vaticano

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Papa concede indulgências para participantes da JMJ Rio2013


Cidade do Vaticano (RV) - O Papa Francisco promulgou o decreto que concede indulgência aos participantes da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013). De acordo com o texto do decreto, a indulgência pode ser recebida por todos que os participarem da JMJ, até mesmo espiritualmente. O decreto foi assinado em 2 julho pela Penitenciaria Apostólica.

O decreto explica que será concedida a Indulgência parcial aos fiéis, onde quer que se encontrem durante a Jornada. Para isso, os jovens precisam rezar pelas intenções do Sumo Pontífice elevando fervorosas orações a Deus, concluindo com a oração oficial da Jornada Mundial da Juventude. Os fiéis devem invocar a Santa Virgem Maria, Rainha do Brasil, sob o título de "Nossa Senhora da Conceição Aparecida", bem como aos outros patronos e intercessores da Jornada a fim de que estimulem os jovens a se fortalecerem na fé e a caminharem na santidade. Os jovens também devem se confessar e comungar.

Veja abaixo a íntegra do decreto

Penitenciaria Apostólica

Rio de Janeiro

Decreto

Concede-se o dom das Indulgências por ocasião da "XXVIII Jornada Mundial das Juventude", que será celebrada no Rio de Janeiro durante o corrente Ano da Fé.

O Santo Padre Francisco, desejando que os jovens, em união com os fins espirituais do Ano da Fé, convocado pelo Papa Bento XVI, possam obter os frutos esperados de santificação da "XXVIII Jornada Mundial da Juventude, que se celebrará de 22 a 29 do próximo mês de Julho, no Rio de Janeiro, e que terá por tema: 'Ide e fazei discípulos por todas as nações' (cfr. Mt 28, 19)", na Audiência concedida no passado 3 de junho ao subscrito Cardeal Penitenciário-mor, manifestando o coração materno da Igreja, do Tesouro das satisfações de Nosso Senhor Jesus Cristo, da Beatíssima Virgem Maria e de todos os Santos, estabeleceu que todos os jovens e todos os fiéis devidamente preparados pudessem usufruir do dom das Indulgências como determinado:

a) Concede-se a Indulgência plenária, obtenível uma vez por dia mediante as seguintes condições (confissão sacramental, comunhão eucarística e oração segundo as intenções do Sumo Pontífice) e ainda aplicável a modo de sufrágio pelas almas dos fiéis defuntos, pelos fiéis verdadeiramente arrependidos e contritos, que devotamente participem nos ritos sagrados e exercícios de piedade que terão lugar no Rio de Janeiro.

Os fiéis legitimamente impedidos, poderão obter a Indulgência plenária desde que, cumprindo as comuns condições espirituais, sacramentais e de oração, com o propósito de filial submissão ao Romano Pontífice, participem espiritualmente nas sagradas funções nos dias determinados, desde que sigam estes ritos e exercícios piedosos enquanto se desenrolam, através da televisão e da rádio ou, sempre que com a devida devoção, através dos novos meios de comunicação social;

b) Concede-se a Indulgência parcial aos fiéis, onde quer que se encontrem durante o mencionado encontro, sempre que, pelo menos com alma contrita, elevem fervorosamente orações a Deus, concluindo com a oração oficial da Jornada Mundial da Juventude, e devotas invocações à Santa Virgem Maria, Rainha do Brasil, sob o título de "Nossa Senhora da Conceição Aparecida", bem como aos outros Patronos e Intercessores do mesmo encontro, de modo a que estimulem os jovens a se fortalecerem na fé e a caminharem na santidade.

Para que os fiéis possam mais facilmente participarem destes dons celestes, os sacerdotes, legitimamente aprovados para ouvir confissões sacramentais, com ânimo pronto e generoso se prestem a acolhê-las e proponham aos fiéis orações públicas, pelo bom êxito desta "Jornada Mundial da Juventude".

O presente Decreto tem validade para este encontro. Não obstante qualquer disposição contrária.

Dado em Roma, na Sede da Penitenciaria Apostólica, no dia 24 de Junho do ano do Senhor de 2013, na solenidade de São João Batista



Cardeal Manuel Monteiro de Castro
Penitenciário-mor

Mons. Krzysztof Nykiel
Regente


Fonte: Rádio Vaticano

sexta-feira, 5 de julho de 2013

João Paulo II e João XXIII serão proclamados santos


Cidade do Vaticano (RV) - Os Papas João Paulo II e João XXIII serão proclamados santos provavelmente este ano. 

O Papa Francisco aprovou, nesta sexta-feira, 5 de julho, o decreto sobre o reconhecimento de um segundo milagre por intercessão do Beato João Paulo II e abriu o caminho para a canonização do Papa Angelo Giuseppe Roncalli, João XXIII, mesmo sem o segundo milagre. 

Recebendo em audiência, nesta sexta-feira, o Prefeito da Congregação das Causas dos Santos, Cardeal Angelo Amato, o pontífice autorizou o organismo vaticano a promulgar os decretos relativos a: 

- o milagre atribuído à intercessão do Beato João Paulo II (Karol Wojtyła) nascido em Wadowice, na Polônia, em 18 de maio de 1920 e morto, em Roma, no dia 2 de abril de 2005;

- o milagre atribuído à intercessão do Venerável Servo de Deus Alvaro del Portillo y Diez de Sollano, Bispo Prelado do Opus Dei, nascido em Madri, em 11 de março de 1914, e morto em 23 de março de 1994, em Roma;

- o milagre atribuído à intercessão da Venerável Serva de Deus Esperança de Jesus (Maria Giuseppa Alhama Valera), fundadora das Congregações das Servas do Amor Misericordioso e dos Filhos do Amor Misericordioso, nascida em Santomera, na Espanha, em 29 de setembro de 1893 e morta em Collevalenza, na Itália, em 8 de fevereiro de 1983;

- o martírio do Servo de Deus Giuseppe Guardiet y Pujol, sacerdote diocesano, nascido em Manlleu, Espanha, em 21 de maio de 1879 e morto por ódio à fé, na Espanha, em 3 de agosto de 1936;

- o martírio dos Servos de Deus Maurizio Íñiguez de Heredia e 23 Companheiros da Ordem São João de Deus, mortos por ódio à fé, na Espanha, em 1936 e 1937.

- o martírio dos Servos de Deus Fortunato Velasco Tobar e 13 Companheiros da Congregação da Missão, mortos por ódio à fé na Espanha de 1934 a 1936;

- o martírio das Servas de Deus Maria Assunta (Giuliana González Trujillano) e 2 companheiras, religiosas professas da Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias da Mãe do Divino Pastor; mortas por ódio à fé na Espanha em 1936;

- as virtudes heróicas do Servo de Deus Nicola D'Onofrio, clérigo professo da Ordem dos Clérigos Regulares de Ministros dos Enfermos (Camilianos), nascido em Villamagna, na Itália, em 24 de março de 1943 e morto no dia 12 junho de 1964, em Roma;

- as virtudes heróicas do Servo de Deus Bernardo Filippo (Giovanni Fromental Cayroche), irmão professo do Instituto das Escolas Cristãs, Fundador das Hermanas Guadalupanas de La Salle, nascido em Chauvets-Servières, na França, em 27 de junho de 1895 e morto em Cidade do México (México), em 5 de dezembro de 1978;

- as virtudes heróicas da Serva de Deus Maria Isabel da Santíssima Trindade (Maria Isabel Picão Caldeira viúva Carneiro), Fundadora da Congregação das Irmãs Concepcionistas, nascida em Monte do Torrão (Portugal) em 1° de fevereiro de 1889 e morta em Lisboa (Portugal), em 3 de julho de 1962;

- as virtudes heróicas da Serva de Deus Maria Carmen Rendiles Martínez, Fundadora das Servas de Jesus, conhecidas como Siervas de Jesús de Venezuela, nascida em Caracas, Venezuela, em 11 de agosto de 1903 e morta em 9 de maio de 1977;

- as virtudes heróicas do Servo de Deus Giuseppe Lazzati, leigo consagrado, nascido em Milão, na Itália, em 22 de junho de 1909 e morto em 18 de maio de 1986;

- O Papa Francisco aprovou, enfim, os votos favoráveis da Sessão Ordinária dos Cardeais e Bispos sobre a canonização do Beato João XXIII (Angelo Giuseppe Roncalli) e decidiu convocar um Consistório que incluirá também a canonização do Beato João Paulo II (Karol Wojtyla). (MJ)
Fonte: Rádio Vaticano

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Papa Francisco nomeia Bispo para Abaetetuba - PA e Jardim - MS


Monsenhor José Mario dos Reis - Nomeado Bispo Diocesano de Abaetetuba-PA

Monsenhor João Gilberto de Moura - Nomeado Bispo Diocesano de Jardim -MS

O Papa Francisco nomeou dois novos Bispos para o Brasil, nesta quarta-feira, 03, se trata de Monsenhor José Mario Chaves dos Reis, atualmente Vigário Geral e Reitor do Seminário Maior Bom Pastor da Diocese de Cametá - PA como Bispo Diocesano de Abaetetuba - PA e Monsenhor João Gilberto de Moura, atualmente Vigário Geral e Pároco da Catedral de Ituiutaba - MG como Bispo Diocesano de Jardim - MS

Confira os dados biográficos de Monsenhor José Maria:
Ingresso no Seminário
Monsenhor José Maria Chaves dos Reis Ingressou no Seminário Menor Padre Josimo da Prelazia de Cametá (PA) no dia 19 de março de 1988 e no Seminário Maior Interdiocesano são Gaspar, em Belém (PA) no dia 17 de janeiro de 1989. Foi Admitido ao Clero da Prelazia de Cametá e Ordenado Diácono no dia 09 de abril de 1996 em Novo Repartimento (PA). Neste período também teve a responsabilidade da formação do Seminário da Prelazia de Cametá de 1996 a 2002, no dia 23 de novembro de 1996 foi ordenado sacerdote na Paróquia Nossa Senhora da Assunção em Oeiras do Pará (PA).
Estudos e graus universitários
Cursou seu primário e secundário (Ensino fundamental e médio) em Oeiras do Pará. Ao ingressar no seminário seguiu o curso superior que corresponde a Filosofia e Teologia (Belém do Pará). Após este período fez Bacharelado em Teologia, na Faculdade Católica de Fortaleza (CE). E a Pós-graduação em Atendimento Integral à Família na Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro (RJ).
Ministérios exercidos
Foi Reitor do Seminário Menor Padre Josimo em 1996 a 2002. Vigário paroquial na Paróquia São João Batista de 1996 a 2004, em seguida assumiu como Pároco da Paróquia São João Batista de 2004 a 2006. É Vigário Geral da Prelazia de Cametá de 2005 a 2013 e Também foi Diretor da Escola Diaconal da Prelazia de Cametá em 2006. É o atual Reitor do Seminário Maior Bom Pastor da Diocese de Cametá de 2006 a 2013. Foi eleito Presidente Regional da OSIB, Norte II de 2009 a 2011 e convidado pelos bispos do Regional a ser o Padre acompanhante da Pastoral da Juventude Regional Norte II de 2009 a 2011. E atualmente o Padre acompanhante do Serviço de Animação Vocacional – SAV Regional Norte II desde 2012.

Eis os dados biográficos de Monsenhor João Gilberto:
Filiação: João Marques de Moura (in memorian) e Maria Marlene de Moura
Nascido em: 21/11/1963
FORMAÇÃO
Filosofia, Seminário “Maria Imaculada” Araxá (MG),Teologia, CEARP / Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (SP); Seminário Maria Imaculada, Brodowski (SP); Faculdade Nossa Senhora Assunção de São Paulo (SP).
Ministérios Pastorais
NA DIOCESE DE ITUIUTABA (MG)
Vigário Paroquial da Catedral de São José (1996) e Reitor do Seminário Santo Cura’D Ars (1996), Coordenador Diocesano da Pastoral Vocacional (1996-1997), Assistente Eclesiástico do movimento serra(1996-1999); Pároco da Paróquia Cristo Rei em Centralina (1997-2002), Coordenador Diocesano da Pastoral da Criança (1999-2002), Pároco da São Francisco de Assis em Ituiutaba (2002-2008), Representante dos Presbíteros (1997-2003),Juiz da Câmara de instrução processual de Ituiutaba (2000-2013) Chanceler do Bispado(2002-2006), Coordenador Regional da Pastoral da Criança setor Ituiutaba (2004-2006), Vigário Geral da Diocese (2006-2007) e Administrador Diocesano “sede vacante” de Ituiutaba (2007), Pároco da Paróquia são José –sé Catedral (2008-2013), Vigário geral da Diocese (2008-2013).
Fonte: CNBB

terça-feira, 2 de julho de 2013

Cadastramento de Religiosos que concelebrarão com o Papa em Aparecida termina dia 04

O cadastramento de (arce)bispos, padres e diáconos que desejarem concelebrar com Papa Francisco no Santuário Nacional de Aparecida, em 24 de julho, será encerrado na próxima quinta-feira (04). O prazo, que inicialmente seria até o dia 12, foi reduzido e continua obrigatório, devendo ser realizado junto à Secretaria de Pastoral do Santuário.
Não há limite no número de religiosos que vão concelebrar com o Papa. As credenciais deverão ser retiradas na Secretaria de Pastoral entre os dias 13 e 23 de julho.
A orientação da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) é para que arce(bispos) façam o comunicado a todo o clero. Os telefones disponíveis para cadastramento são (12) 3104-1693 e 3104-1696, devendo ser informados os dados pessoais dos religiosos.
No momento da inscrição, a secretaria informa que os arce(bispos) deverão trazer mitra branca, solidéu e túnica no dia da celebração. Os padres deverão trazer túnica ou alva própria.
Fonte: A12.com

Veja as atividades de Francisco nos meses de julho e agosto



Com o início do mês de julho e durante o mês de agosto, as atividades públicas e privadas do Papa Francisco sofrem modificações.

Neste período, as Audiências Gerais das quartas-feiras estarão suspensas e serão retomadas regularmente a partir do dia 4 de setembro.
Já os Angelus dominicais estão confirmados e o Santo Padre guiará a oração mariana do Vaticano, inclusive no mês de agosto.
Haverá duas exceções em julho: o Angelus do dia 14, que será feito em Castel Gandolfo, e o do dia 28, que será no Rio de Janeiro, por ocasião do encerramento da Jornada Mundial da Juventude.
A partir do dia 8 de julho, segunda-feira, estão suspensas também as Missas matutinas do Papa na presença de grupos na capela da Casa Santa Marta. Neste dia, Francisco visitará a ilha de Lampedusa, no extremo sul da Itália.
No dia 22, segunda-feira, o Papa embarca para o Brasil e regressa ao Vaticano uma semana depois.
No mês de agosto, dia 15 – solenidade da Assunção de Maria Santíssima –, foi confirmada a tradicional Santa Missa celebrada na paróquia de Castel Gandolfo e, sucessivamente, o Angelus do pátio da residência de verão.

Fonte: Rádio Vaticano

Papa Francisco escreve primeira encíclica de seu Pontificado


Papa Francisco escreveu a primeira encíclica do seu pontificado e o documento será apresentado na sexta-feira, 5 de julho, na Sala de Imprensa da Santa Sé e terá o título de “Lumen fidei” (Luz da fé).
A Encíclica será apresentada pelos Prefeitos das Congregações para os Bispos e para a Doutrina da Fé, cardeal Marc Ouellet e dom Gerhard Ludwig Müller, e pelo Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella.
A Encíclica estará disponível em cinco línguas, entre elas, o português.
Fonte: A12.com/Rádio Vaticano

domingo, 30 de junho de 2013

A visita de Francisco a Aparecida - Cardeal Damasceno revela detalhes


Cidade do Vaticano (RV) – O Arcebispo de Aparecida e Presidente da CNBB, Card. Raymundo Damasceno Assis, esteve esta semana no Vaticano para definir detalhes da visita do Papa Francisco a Aparecida.

Em entrevista concedida a Silvonei José depois da cerimônia na Basílica Vaticana por ocasião da Solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, Dom Raymundo confirmou que a Missa será celebrada dentro do Santuário, mas o Papa rezará com os romeiros na praça da Basílica. Confira a declaração de Dom Raymundo:

“Encontrei o Papa na Santa Marta, onde passei esta semana, muito feliz, muito tranquilo e realmente contente com a sua viagem ao Brasil: ao Rio de Janeiro, para a Jornada Mundial da Juventude, e a Aparecida, no Santuário Nacional, onde ele quer manifestar seu amor e sua devoção a Nossa Senhora – invocada no Brasil com o título da Virgem da Conceição Aparecida, que é a Padroeira de todo o nosso país, de todo o nosso povo. O Santo Padre chegará pela manhã, por volta das 10h. A missa será às 10h30 no interior da Basílica. Acabei de conversar com o Santo Padre sobre isso e ele me disse: ‘após a celebração eu irei até a tribuna’, que hoje tem o nome do Papa Bento XVI, para rezar com o povo que estiver acompanhando a missa pelos telões na praça da Basílica, na praça norte, e saudar este povo muito querido, que são os devotos, os romeiros de Nossa Senhora Aparecida. Deste modo, ele não vai ficar distante do povo. Além dessa aproximação que ele vai ter depois da missa na tribuna do Papa Bento XVI, ele vai percorrer o trecho da Basílica até o Seminário no papamóvel e retornará no papamóvel do Seminário até a Basílica, onde ele tomará o helicóptero de volta para o Rio de Janeiro na parte da tarde. O Santo Padre também estará no Seminário, onde vai passar toda a tarde, fará ali sua refeição em companhia da comitiva, dos seminaristas, dos nossos formadores - um almoço, portanto, mais reservado. Deve abençoar uma imagem do Frei Galvão, que nasceu na nossa Arquidiocese, em Guaratinguetá, e esta imagem depois será levada em procissão bem mais tarde, numa época a ser determinada ainda, provavelmente no mês de outubro – na festa de Frei Galvão –, para o local onde será construído o futuro santuário dedicado a este grande santo, o primeiro santo brasileiro. Também receberá no Seminário, para um breve cumprimento, as irmãs dos mosteiros de clausura da nossa Arquidiocese, são três mosteiros. Esta será a programação prevista para o Papa Francisco em Aparecida.”

Antes da Santa Missa, explicou ainda o Card. Raymundo, o Papa passará pela chamada “Capela dos Apóstolos”, onde poderá contemplar a imagem de Nossa Senhora Aparecida, a imagem original. O trono onde fica a imagem é rotatório, o que permitirá que ela se volte para a Capela onde estará o Santo Padre, para fazer a oração de consagração a Nossa Senhora.

“Essa consagração é praticamente a mesma que nós fazemos, com pequenas modificações, de modo que ela se tornará a partir da oração feita pelo Santo Padre a consagração oficial a Nossa Senhora Aparecida – que nós repetiremos depois da sua visita sempre após as missas, e nas consagrações que fazemos do nosso povo a Nossa Senhora Aparecida”, concluiu.

(BF)

Fonte: Rádio Vaticano

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Papa nomeia Bispo para Diocese de Toledo - PR


Dom João Seneme - Nomeado Bispo Diocesano de Toledo - PR

Na manhã desta quarta-feira, 26, a Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou que o Papa Francisco nomeou Dom João Carlos Seneme como bispo da diocese de Toledo (PR), transferindo-o do ofício de auxiliar da arquidiocese de Curitiba. 

Dom João Carlos nasceu em 11 de dezembro de 1958 na cidade paulista de Santa Gertrudes. Pertence à Congregação dos Estigmatinos e emitiu os votos em 1982. Recebeu a ordenação sacerdotal em 1985. 

Foi Superior da Província de Santa Cruz dos Padres Estigmatinos até sua nomeação pelo Papa emérito Bento XVI, em 17 de outubro de 2007, como bispo auxiliar de Curitiba. sendo sagrado bispo em 16 de dezembro do mesmo ano, em sua cidade natal por Dom Moacyr José Vitti. Seu lema episcopal é “O Amor de Cristo nos impele", baseado na Carta de São Paulo aos Coríntios.

Durante sua atuação na arquidiocese de Curitiba, Dom João Carlos acompanhou os trabalhos da Pastoral da Saúde, o Movimento Capelinhas, Pastoral da Comunicação, entre outras atividades; deixando contribuição na elaboração do 17º Plano da Ação Evangelizadora. Também foi assessor eclesial do programa da Pastoral Familiar, o SOS Família, da arquidiocese de Curitiba.
Fonte: CNBB

terça-feira, 25 de junho de 2013

Papa irá impor o pálio aos novos Arcebispos


Dom Antonio Altieri (E), Dom Sergio Castriani (C) e Dom Moacir Silva (D)


Cidade do Vaticano (RV) – No dia 29 de junho, dia da Solenidade de São Pedro e São Paulo, o Papa Francisco presidirá na Basílica de São Pedro à celebração Eucarística com a imposição do Pálio a 35 metropolitas. Entre eles estão 3 brasileiros: Dom Antônio Carlos Altieri S.D.B., Arcebispo de Passo Fundo, Dom Sérgio Eduardo Castriani, C.S.Sp., Arcebispo de Manaus e Dom Moacir Silva, Arcebispo de Ribeirão Preto. 

O rito de imposição do Pálio permanece como estabelecido por Bento XVI em 2012, ou seja, será realizado no início da celebração.

As informações exatas sobre a origem desta tradição não são precisas. Sabes-se no entanto que já no século IV o Papa usava este pálio. Provavelmente era uma insígnia imperial passada aos bispos. O pálio passa então a ser dado por Roma aos metropolitas, sobretudo na época de Gregório VII, logo após o ano mil, quando existia a necessidade de controlar a eleição de bispos. 

A partir daquele período, os metropolitas vinham a Roma receber o pálio. Posteriormente, ele passou a ser concedido também àqueles que não eram metropolitas, como um sinal de honra. Na década de 70, houve a reforma do pálio, desejada pelo Papa Paulo VI, por isso até hoje é concedido apenas aos metropolitas, no dia 29 de junho, Solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, justamente para evidenciar a ligação daqueles que carregam o pálio com a Sé Apostólica.

O simbolismo do Pálio foi sendo enriquecido ao longo dos séculos. No início, ele teve um simbolismo sobretudo eclesial, isto é, em todo o primeiro milênio o pálio indicava a ovelha que estava perdida, e, portanto, significava o pastor que levava a ovelha em seu ombro esquerdo. É o pálio que é encontrado em toda iconografia e em todos os mosaicos do primeiro milênio.

Posteriormente, ele mudou a forma: foi colocado ‘ad ipsilon’ sobre a pessoa que o usava e assumiu outro significado. As cruzes vermelhas assumiram o significado das chagas do Senhor. Os cravos assumiram o significado dos três pregos da crucificação. Assim, o pálio assumiu sobretudo um significado cristológico, do Cristo Bom Pastor. Hoje temos esses dois elementos juntos. O pálio é feito de lã e significa a ovelha perdida, leva os cravos e tem essas cruzes para significar que o Bom Pastor dá a sua vida pelas suas ovelhas. (JE)


Confira a lista completa: 

1. Mons. Manuel José MACÁRIO DO NASCIMENTO CLEMENTE, Patriarca de Lisboa (Portugal)
2. Mons. Dieudonné NZAPALAINGA, C.S.Sp., arcebispo de Bangui (República Centroafricana)
3. Mons. Carlo Roberto Maria REDAELLI, arcebispo de Gorizia (Italia)
4.Mons. Claudio DALLA ZUANNA, S.C.I, arcebispo de Beira (Mozambique)
5.Mons. Prakash MALLAVARAPU, arcebispo de Visakhapatnam (India)
6.Mons. Antônio Carlos ALTIERI, S.D.B, arcebispo de Passo Fundo (Brasil)
7.Mons. Marek JĘDRASZEWSKI, arcebispo de Łódź (Polonia)
8.Mons. Philip TARTAGLIA, arcebispo de Glasgow (GB, Escocia)
9.Mons. Salvatore Joseph CORDILEONE, arcebispo de San Francisco (U.S.A.)
10.Mons. Rolando Joven TRIA TIRONA, O.C.D, arcebispo de Cáceres (Filipinas)
11.Mons. Rogelio CABRERA LÓPEZ, arcebispo de Monterrey (México)
12.Mons. Joseph William TOBIN, C.SS.R., arcebispo de Indianapolis (U.S.A.)
13.Mons. Carlos María FRANZINI, arcebispo de Mendoza (Argentina)
14.Mons. Lorenzo GHIZZONI, arcebispo de Ravenna-Cervia (Italia)
15.Mons. George ANTONYSAMY, arcebispo de Madras and Mylapore (India)
16.Mons. Anil Joseph Thomas COUTO, arcebispo de Delhi (India)
17.Mons. John WONG SOO KAU, arcebispo de Kota Kinabalu (Malásia)
18.Mons. Murray CHATLAIN, arcebispo de Keewatin-Le Pas (Canadá)
19.Mons. Sérgio Eduardo CASTRIANI, C.S.Sp, arcebispo de Manaus (Brasil)
20.Mons. Peter Loy CHONG, arcebispo de Suva (Ilhas Fiji)
21.Mons. Alfonso CORTÉS CONTRERAS, arcebispo de León (México)
22.Mons. Alexander King SAMPLE, arcebispo de Portland in Oregon (U.S.A.)
23.Mons. Joseph Effiong EKUWEM, arcebispo de Calabar (Nigéria)
24.Mons. Jesús JUÁREZ PÁRRAGA, S.D.B., arcebispo de Sucre (Bolivia)
25.Mons. Fabio MARTÍNEZ CASTILLA, arcebispo de Tuxtla Gutiérrez (México)
26.Mons. Ramón Alfredo DUS, arcebispo de Resistencia (Argentina)
27.Mons. Mario Aurelio POLI, arcebispo de Buenos Aires (Argentina)
28.Mons. Gintaras GRUŠAS, arcebispo de Vilnius (Lituânia)
29.Mons. Michael Owen JACKELS, arcebispo de Dubuque (U.S.A.)
30.Mons. Đuro HRANIĆ, arcebispo de Đakovo-Osijek (Croácia)
31.Mons. Moacir SILVA, arcebispo de Ribeirão Preto (Brasil)
32.Mons. Józef Piotr KUPNY, arcebispo de Wrocław (Polônia)
33.Mons. Sergio Alfredo GUALBERTI CALANDRINA, arcebispo de Santa Cruz de la Sierra (Bolivia)
34.Mons. Giuseppe PETROCCHI, arcebispo de L’Aquila (Italia).

Ao seguinte prelado, o Pálio será recebido em sua sede metropolitana:
35.Mons. François Xavier LÊ VĂN HÔNG, arcebispo de Huê (Vietnã)

Fonte: Rádio Vaticano/ Canção Nova