quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Papa transforma prelazia paraense em diocese

Catedral de São João Batista - Cametá

 Dom Jesus Maria Cizaurre Berdonces - Primeiro Bispo Diocesano de Cametá


A sala de imprensa da Santa Sé informou nesta quarta-feira, 6, que o Papa Bento XVI transformou a prelazia territorial de Cametá, no Pará, em uma diocese. Acompanhando esta novidade, o Santo Padre nomeou o primeiro bispo para esta diocese, Dom Jesus Maria Cizaurre Berdonces, O.A.R., que até então era bispo da prelazia. 

Dom Jesus nasceu em 6 de janeiro de 1952 em Valtierra-Navarra, na Espanha. Ele fez seus votos religiosos na Ordem dos Agostinianos Recoletos em 10 de setembro de 1972 e foi ordenado sacerdote em 26 de junho de 1976 em Granada.

Desde sua chegada ao Brasil, Dom Jesus exerceu diversas ocupações. Entre elas,  foi vigário provincial da Congregação dos Agostinianos Recoletos no Brasil, no período de 1997 a 2000. Em 23 de Fevereiro de 2000, foi nomeado bispo da prezalia de Cametá, no Pará. Ele recebeu sua consagração episcopal em 7 de maio do mesmo ano.

Desde 2007, ele é presidente do Regional Norte II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Conhecendo a nova Diocese:
Criação: 29/11/1952 pelo Papa Pio XII através da Bula Providentissimi Consilium.
Superfície: 47.758,7 km²
População: 548 mil habitantes
Municípios: Baião, Breu Branco, Cametá, Igarapé - Mirim, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Novo Repartimento, Oeiras do Pará, Tucuruí e Pacajá.


Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário